“Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste”. (Salmo 104:24)

Dentre todos os Salmos, esse que acabamos de ler faz parte de um grupo de Salmos que o povo hebreu cantava para testificar a glória de Deus em tudo o que existia. Eles são chamados de Salmos naturais (ou da natureza) e temos pelo menos mais uns seis Salmos que glorificam a Deus pela Criação (8; 19:1-16; 29; 65:9-13; 104; 147:8-18).

Esse Salmo foi escrito para que possamos glorificar a Deus e agradecer pela sua criação. “É correto agradecer a Deus não só por ele ter nos criado, mas também por preservar nossas vidas” (J. Stott, Teólogo inglês).

1. O DEUS QUE CRIA (Salmo 104.1-9) Para C. S. Lewis (grande escritor e teológo), o Salmo 104 expressa a satisfação do salmista diante da natureza. O Salmista, que não está explícito, mas para alguns teólogos foi o próprio Davi, começa pela narrativa da criação em Gênesis 1, seguindo mais ou menos a ordem, e descrevendo, com grande beleza poética, como Deus fez e sustenta os céus e a terra. Durante esses nove versículos ele glorifica a Deus pela perfeição da criação. O mesmo Salmista que escreveu esse salmo escreveu também o Salmo 8:3 e 4, quando ele começa a contemplar toda a grandeza de Deus através da natureza e lembra que o Deus criador de todas as coisas também criou e cuida do homem. Esse Deus Criador, o Deus que cria é também o Deus que providencia.

2. O DEUS QUE PROVIDENCIA (Salmo 104.10-23) Na segunda metade do salmo, o salmista mostra como Deus providencia alimento, bebida e abrigo.“Ele está maravilhado com a forma como Deus ajustou os recursos da natureza às necessidades dos seres vivos, e vice-versa.” (J. Stott). No sermão do Monte Jesus prega e lembra ao povo que “o Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo” (Mateus 6:32b) e quem providência todas as coisas é Deus.

Deus está vivo e ativo no mundo que Ele criou. O universo não é uma máquina gigante que opera por leis inflexiveis. Dependemos Dele para nos dar “vida, fôlego e as demais coisas” (Atos 17:25)

Bom domingo!
MM Renan Guedes Hart

Sobradinho, 06 de março de 2016.

Share