O trabalho de um restaurador tem por objetivo devolver às peças quebradas, sua beleza anterior. Não é um trabalho fácil e também não é barato. Nesse processo da restauração é necessário ter o restaurador e a peça quebrada. A Bíblia o reconhece, como Oleiro e a peça, como vaso.

Os vasos quebrados, desinteirados, desintegrados e esvaziados de seu resplendor precisam parar nas mãos do Oleiro. Não importa o tamanho do estrago. O Divino Oleiro tem poder e autoridade de restauração. Não existe perda total nas mãos do Restaurador.

Quem são os vasos quebrados e o que pode ter lhe ocorrido?

O crente que vive a perda do primeiro amor é um vaso quebrado. Porque perdeu o entusiasmo pela leitura da Bíblia, pela vontade de orar, pela comunhão com Deus; pela esperança cristã, pela capacidade de crer, pela Poder da fé. Ele tornou-se frio, insensível, incrédulo, apático. Simplesmente, trocou Deus.

O crente é um vaso quebrado, quando se desprende da Palavra de Deus. Passou a fazer concessões à carne, ao mundo e ao diabo. Seus erros tornaram-se naturais e anda na contramão de Deus. Passou a não se conformar com Jesus, que disse: “negue-se a si mesmo”. Bem como, trocou o fruto do Espírito Santo pelas obras da carne.

O crente é um vaso quebrado, quando se distancia da doutrina. Ele evidencia perda da autoridade da Palavra sobre sua vida. Enaltece a ciência do homem em detrimento da Bíblia. Aprecia a glória dos homens e nunca vê a gloria de Deus. Troca a fé pelas obras.

O crente é um vaso quebrado, quando se envaidece até ao ponto de acreditar que não precisa mais da sabedoria de Deus, do poder e da Sua presença. Perde o limite da sua dependência e já não se vê mais a vara que está na videira, porque trocou a plenitude de Deus pela plenitude de seu próprio Eu.

A redenção realizada por Cristo Jesus é a prova substancial da capacidade de Jesus como restaurador. Para Ele, não importa o tamanho do estrago, nem as diferentes áreas em que se deram o estrago. Se este for o seu caso, é tempo de restauração!

De seu pastor e amigo
Washington Luiz da Silva

Share