À medida que o tempo passa, algumas verdades vão se enraizando pela experiência e tornando-se substanciadas, imexíveis, insubstituíveis, valorizadas no ministério pastoral. O tempo se encarrega de ajustar o pastor no seu ímpeto de ver as coisas acontecerem e vai peneirando as ações, os compromissos e evidenciando aquilo que seja mais nobre para o exercício do ministério pastoral.

Edificar a igreja através da Palavra de Deus; se há algo que deve sobressair na vida do pastor é a sua cumplicidade com a Bíblia, se a temos, é por iniciativa de Deus, justamente, por ser o meio que o Senhor transmite a vida de seu Espírito para o seu corpo. Através da Palavra, Deus renova a vida de Sua igreja. O pastor é o elo da Palavra com a igreja, na unção do Espírito Santo.

Estou no processo de aprendiz da dependência exclusiva de Deus. Por
isso, oro, porque creio ser a chave da fonte de todas as bênçãos, além disso, a oração me desestimula e me desencoraja a uma vida de egoísmo, de exaltação, de ressentimentos e me leva a pensar estar melhor do que mereço. Sempre agradecido! Para isso, a Oração é um Escudo.

Nos últimos dias tem sido algo extraordinário pensar, viver e persuadir outros sobre relacionamentos intencionais e multiplicadores. Já com resultados saudáveis e evidentes, tenho visto o cultivo crescendo de uma igreja que está aprendendo a viver em comunidade. É gratificante ver a ovelha assistida, saindo do gabinete com outra perspectiva para a vida. O relacionamento nutre a confiança pessoal, o caráter, os motivos justos para as mudanças de vida.

Paciência é algo a ser cultivado, é uma virtude pastoral. Nesse novo momento, de cultivos de grupos, de formação de lideranças, busco desse fruto, como o agricultor espera pela colheita de sua lavoura. De acordo com a Palavra de Deus espero a admissibilidade para uma grande realização. Por isso, incorporo a paciência, ainda que ameaçada pelos confrontos espirituais, mas veremos a igreja unida e atuante na perspectiva de Deus para nós.

Hoje comemoramos o dia do pastor. Eis aí, o pastor em quatro palavras.
Parabéns aos pastores.

De seu pastor e amigo
Washington Luiz da Silva

Share