Deus me tem dado certas habilidades e determinadas situações nas quais tenho autoridade sobre outras pessoas. Tenho usado esta autoridade para me promover ou para servir outros? Jesus foi claro: “Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também” (João 13.15). O meu estilo diário de vida tem indicado que estou “andando nos passos de Jesus”? Aqueles que me conhecem melhor são lembrados de Jesus quando observam a minha vida? O serviço aos outros marca minha caminhada diária?

Quando penso em minha vida, no local de trabalho ou na escola, tenho refletido o Salvador? Ou tenho cedido à tentação de tirar os outros do meu caminho, enquanto procuro subir a escala do sucesso? Meus colegas de trabalho me conhecem como alguém que usa as pessoas ou como alguém que serve as pessoas? Esta é a verdade sobre meus relacionamentos, não apenas com superiores, mas também com pessoas que estão abaixo de mim? Tenho disposição em servir ao Senhor em meu trabalho diário, ainda que não receba nenhum reconhecimento? Ainda que outra pessoa obtenha o crédito por meu trabalho? Há alguém no trabalho ou na escola cujos pés o Salvador me tem chamado a lavar?

Quando avalio meus relacionamentos com outros na igreja, tenho esperado ser servido ou tenho tomado iniciativa de servir aos outros? Estou disposto a servir apenas nos ministérios que recebem de alguma forma recompensa? Ou tenho refletido o caráter de meu Senhor, servindo naqueles ministérios menos glamorosos, tais como preparar uma refeição para uma pessoa doente, levar um paciente com câncer para seu tratamento oncológico, limpar a casa para um membro da igreja que esteja desolado pela perda de um parente, ou fazer uma doação financeira anonimamente? Minha vida faz as pessoas se lembrarem de Diótrefes, que gostava de “exercer a primazia” (3 João 9)? Ou, eu lembro às pessoas sobre a vida de Jesus, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida”? Deus me tem dado habilidades e recursos para que eu os use para sua glória no serviço a outros na igreja. Quão semelhante a Cristo tenho sido no serviço aos meus irmãos e irmãs em Cristo? Quais são os pés na igreja que Cristo está me chamando a lavar?

Texto extraído do livro
“Andando nos passos de Jesus” (Larry McCall)

Share