“… Até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos
homens e o dá quem quer.”
(Daniel 4:32)

A origem do nome Babilônia vem de Babel (Gênesis 11). O povo quis construir uma torre alta que topasse no céu. Queriam fama e glória. Não queriam ser espalhados pela terra. Babel é uma tentativa humana de instalar um governo sem a presença e intervenção de Deus. Babel revela o conteúdo do coração humano egoísta, arrogante e repleto de mania de grandeza. Mas Deus estava vendo os intentos humanos e muito se irou contra a rebelião de suas criaturas. Deus interveio criando línguas diferentes de tal modo que as pessoas não se entendiam, assim Deus os dispersou pela terra. O nome Babel significa confusão e, ao que parece, Nabucodonosor assimilou bem essas origens.

Nabucodonosor foi o rei mais poderoso da Babilônia. Era um homem violento e fez da violência sua estratégia para conquistar reinos, destruir cidades, saquear tesouros, escravizar pessoas, matar reis e outras barbaridades. Humanamente falando, não havia ninguém que pudesse deter este governante terrível, poderoso, orgulhoso e arrogante.

Entre os cativos da Babilônia estava Daniel, um jovem temente a Deus que chegou ao governo de Nabucodonosor. Através da vida de Daniel e seus três amigos o rei ficou sabendo que “…o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens”. Deus se revelou a Nabucodonosor em sonhos. O segundo sonho do rei falava do juízo de Deus sobre a sua vida, tirando-o do trono e fazendo dele um animal para viver no campo até que ele aprendesse que “…o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer” (Daniel 4:26,32). No final do tempo determinado por Deus, Nabucodonosor recuperou a sanidade mental e reconheceu o domínio eterno de Deus ao confessar que “…todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Daniel
4:37).

Incrível como esta história é atual! Qualquer semelhança com a história moderna não é mera coincidência. Mas o fato real é: existe um Deus que tudo vê; Ele colocará um ponto final nos desígnios humanos e estabelecerá o Seu Reino!

Raquel Alcantara

Share