“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações […] Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” (Mt 28.19-20). Está clara a ordem de Jesus: “fazer discípulos e ensinar a Palavra”. A igreja do primeiro século se reunia para estudá-la. Mas, apenas em 1780 foi que surgiu a denominada “Escola Bíblica” com o jornalista Robert Raikes (1735-1811), na Inglaterra.

Raikes, inspirado pelas palavras de Jesus, começou a ensinar as criançaspobres de sua comunidade. Eram crianças de 6 a 14 anos que passaram a ler e a escrever a partir desse trabalho e também foram instruídas na Palavra de Deus. Em cinco anos decorridos, surgiu uma organização voltada para crianças de escolas dominicais, em Londres. Foi uma ideia ousada e ampla para alcançar o País de Gales, a Escócia, a Irlanda e os EUA.

Deus estava na direção do projeto e o fez nascer no Brasil. A escola dominical veio com os primeiros missionários protestantes. Em 1855, a primeira escola dominical permanente ganhou vida, pelo casal Robert e Sarah Kalley, na cidade de Petrópolis-RJ. Permanece até hoje, na sua pujança, sua importância e de caráter irreversível em nossas igrejas.

A Escola Bíblica Dominical é algo que faz a diferença na vida dos crentes, porque os ensina a praticar a Bíblia. Esse é o grande desafio da Igreja: ter e ver seus membros vivendo de forma íntegra, a partir do que diz a Palavra de Deus. Não é impossível que os crentes tenham vidas irrepreensíveis e, para tanto, a EBD precisa fazer parte das suas vidas e ser uma das prioridades.

A Escola Bíblica tem uma real importância para o crescimento espiritual de todos. Ela é o alicerce da criança, um teto para a família, uma coluna para a juventude, uma escola orientadora da fé para os novos crentes, para as pessoas da nossa comunidade que, necessariamente, não desejam ser membros da igreja, mas querem estudar a Bíblia. É também a faculdade de formação dos novos líderes que preparamse para viver e tocar a comunidade com suas vidas – inspiradas pelo Espírito Santo – e seu trabalho.

Seja você um aluno da EBD e descubra uma nova vida!

De seu pastor e amigo,
Washington Luiz da Silva

Share