A EBD se cerca de objetivos inerentes à sua própria natureza. É uma escola inspiradora que norteia a orientação da Fé pelas descobertas espirituais reveladas pela Palavra de Deus: “A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus”. Imagine a responsabilidade dos que ministram na EBD! São pessoas que conduzem outras ao entendimento da vontade de Deus e dos Seus mandamentos.

O professor da EBD deve ser alguém que compreenda o que seu aluno necessita espiritualmente. O aluno é o membro que pode se portar assim: vai à igreja para “assistir ao culto”, mas são ausentes na EBD; eles são como massas flutuantes que não se firmam na igreja. Também são desconectados do que a igreja faz, se revelam despreparados na fé e errando em mandamentos claros e primordiais dados por Jesus.

Na EBD, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o saber bíblico, voz para expor suas dúvidas e conclusões, discutir textos bíblicos, questões teológicas, pensamentos e traduções bíblicas. É inegável o valor da EBD na vida da igreja. Ela dá oportunidade ao aluno de perguntar o que não foi compreendido ou apresentar a sua opinião, o que fortalece a conclusão para o crescimento espiritual tanto do aluno como da igreja.

Somos partes de uma Escola que dá consistência à nossa confissão, o que nos ajuda a sentir encorajados e confiantes em Deus, porque a Sua Palavra ficou clara e inteligível à nossa compreensão. Aprendemos a orar e a obedecer rigorosamente essa Palavra, bem como recebemos as bênçãos de Deus, as quais não serão impedidas quando os nossos lábios professam a Palavra. O que faz a diferença? Uma EBD que dá consistência à nossa confissão.

A igreja é formada para viver por uma linguagem de fé. Ganhamos esse domínio no trato, na palavra, na família, na igreja, nos relacionamentos quando concordamos com a Palavra de Deus e, a Ela, renovamos o nosso entendimento e adotamos um novo comportamento de vida. Não sofreremos derrotas, porque a “Palavra de Deus em está em nós”. Mais uma vez: O que faz a diferença? Uma EBD que dá consistência à nossa confissão.

Seja aluno da EBD!

De seu pastor e amigo,
Washington Luiz da Silva

Share