Projeto GABU

O Projeto Gabu nasceu a partir da visão missionária da Primeira Igreja Batista de Sobradinho – PIBS no sentido de cumprir fielmente a Palavra de Deus que se encontra em Atos 1:8, “e ser-me-eis testemunhas em tanto em Jerusalém, Samaria e Judéia e até os confins da terra”.

O Pr. Washington Luiz da Silva viajou à Guiné Bissau em 2011 para acompanhar o trabalho missionário realizado pelo ex-seminarista apoiado por nosso igreja Carlos Gó Tchami. Ao retornar expôs à liderança da igreja as necessidades do campo e seu desejo de iniciarmos um projeto educacional naquele país para atender ao Ensino Fundamental. Foi constituída uma comissão para o estudo para elaborar uma proposta e apresentá-la à igreja.

Essa primeira Comissão foi composta pelos irmãos: Jane Farias Chagas Ferreira – Relatora, tendo como membros: Ana Rodrigues de Souza, Alex Lima André,Pr. José Carlos Ayres Angelo, Pr. José Jeremias Fonseca de Oliveira, Mateus Rodrigues Chaveiro, Oliene Bernabé Zardo e Silva e Queomides Souza Santos.

No início de 2012, os irmãos Jane Farias Chagas Ferreira (Relatora da comissão) e Edson Ferreira da Silva (vice-presidente da PIBS) estiveram em Guiné Bissau para ministrar cursos de capacitação para liderança e juventude e ouvir as lideranças das igrejas evangélicas de Gabu e Bissau sobre as necessidades locais.

Após levantamento de dados e estudo de campo realizados ficaram evidentes os desafios e necessidades apontados pela comunidade evangélica em Guiné-Bissau nas áreas de educação e saúde. Sendo estas também as maiores lacunas na formação de profissionais no país. Este quadro era ainda mais grave com relação à formação acadêmico-profissional dos jovens evangélicos, principalmente filhos de pastores, dada a precariedade da condição financeira de suas famílias.

Diante do cenário exposto, foi proposto em Assembleia regular da PIBS a criação do *Programa de Concessão de Bolsas de Estudo para jovens evangélicos guineenses em cursos de graduação nas áreas de pedagogia, medicina, enfermagem e teologia. O Programa de Concessão de Bolsas é a primeira ação missionária internacional da PIBS denominada Projeto Gabu.

O Projeto Gabu tem por objetivo principal de investir na formação acadêmica de jovens evangélicos da Guiné-Bissau em áreas prioritárias para o desenvolvimento sustentável do país e consequente expansão do Reino de Deus por meio de ações sociais estratégicas.

Foram realizados até o momento três processos seletivos (2012, 2013 e 2014) e atualmente são atendidos 30 alunos nos cursos de graduação em pedagogia, medicina , enfermagem e teologia.

COMISSÕES

2012-2013

Relatora: Jane Farias Chagas Ferreira

Membros:
Ana Rodrigues de Souza
Alex Lima André
Pr. José Carlos Ayres Angelo
Pr. José Jeremias Fonseca de Oliveira
Mateus Rodrigues Chaveiro
Oliene Bernabé Zardo e Silva
Queomides Souza Santos

2014-2015

Relatora: Jane Farias Chagas-Ferreira

Membros:
André Aguiar Oliveira
Elisangela Rocha da Silva
Elisete Barbosa Sousa
Franquisnei Lopes da Costa
Oliene Bernabé Zardo e Silva
Ricardo Marino Valverde
Sinval Bezerra de Lima
Tânia Naves Nogueira Lobo