Advertências do Senhor

Postado em 28/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva
“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 2Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 3Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; 4Que cada um de vóssaiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6Ninguém iluda ou defraude a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” ( I Tessalonicenses 4.1-8)

O apelo à santificação é enfático. Vem de Deus a determinação para todos os cristãos; normas de pureza e santidade relacionadas à vida prática: “...rogamos e exortamos no Senhor Jesus, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir ...” (v.1). Sendo assim, o Senhor adverte aos cristãos dos penhascos o que os impede de progredir: “...que vos abstenhais da prostituição” (v.3). O cristão precisa ser moralmente puro. O termo “puro” significa livre de toda mácula da lascívia. Ele deve abster-se de todos os atos, palavras, pensamentos que incitam manifestações incompatíveis com a sua vida ressurreta.

A segunda advertência diz: “Que cada um saiba possuir o seu vaso em santificação e honra” (v.4). Os intérpretes se divergem na aplicação da palavra “vaso”, em três interpretações. Neste caso, vou optar pela referência ao corpo do cristão. Paulo foi um vaso escolhido a serviço de Cristo: “Disse o Senhor a Ananias: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel” (Atos 9.15). O corpo do cristão é habitação do Espírito Santo. Então, a ordem implícita nessa advertência é que o cristão deve ter maturidade espiritualsuficiente para não permitir que seus impulsos lhe estraguem a honra e a santidade cristã.

A terceira advertência é que: “Ninguém iluda ou defraude a seu irmão em negócio algum...” (v.6). Essa advertência combate os desvios morais que são praticados por cristãos; são erros vergonhosos e imorais cometidos na vida interna da igreja, e que trazem danos com prejuízos irreparáveis. Iludir ou defraudar seu irmão é sedução, é uma prática ilícita condenada, é impureza que exerce efeitos devastadores sobre o cristão, sobre o lar, sobre a igreja. É um pecado debilitador, que sufoca qualquer inclinação para a espiritualidade que o cristão poderia ter.

De seu pastor e amigo

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Quem são os santos?

Postado em 12/05/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Motivos para ser puros

Postado em 05/05/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva