A esperança por aquilo que é eterno

Postado em 24/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva

Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”(Romanos 8.24-25)


O livro de Romanos 5.1-8.39 ensina sobre a salvação. A esperança faz parte do aspecto futuro da salvação: “na esperança fomos salvos”. Assim como “Abraão, esperando contra a esperança (já avançado em idade e a esposa estéril), creu, para vir a ser pai de muitas nações segundo lhe havia sido dito: Assim será a sua descendência” (Rm 4.18). Nós também cremos na esperança da glória de Deus: “pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2), baseados na morte e ressurreição de Jesus. Para nós: “O Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm 15.13).


O texto que registra: “na esperança fomos salvos...” revela a expectativa dos cristãos pela redenção final, pois temos esperança que ainda não se vê: “ Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (II Co 4.17-18). O cristão espera junto coma criação o momento da manifestação final da glória do Senhor: “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8.19).


A espera exige paciência: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (vs. 25). A palavra paciência tem o mesmo sentido que perseverança em (Rm 5.3): “[...] também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança”. Literalmente isso significa “permanecer sob” alguma pressão. Assim a paciência é suportar cada situação. Nota que o texto liga a paciência com aguardar o cumprimento da promessa de Deus. Essa afirmação contraria aqueles que dizem: “não vemos a Deus, como podemos saber se Ele existe e se Deus irá cumprir as suas promessas? ”. Glorie-se nisso, são contratempos que tentam abafar a esperança do cristão, nas promessas futuras de Deus.


De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva