É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2.10)


Os encontros de PGM irão estudar sobre fidelidade. Anteriormente, estudamos sobre os temas: justiça, amor e esperança. São assuntos não vividos e praticados com facilidade, nós enfrentamos dificuldades e desafios, incompreensões e pressões que mobilizam a desistência. Por isso, muitos cristãos são inconstantes na fé e desanimam facilmente. Como vivera justiça numa sociedade dominada pelos interesses individuais, opressões políticas, sociais e econômicas? Como viver o amor, se a maioria busca os próprios interesses egoístas sem se preocupar com ninguém? Como viver a esperança, quando o mundo parece ir de mal a pior? Como ser fiel a Deus nesse tempo?


É possível resistirmos e vivermos como cristãos apesar de tudo que acontece? A igreja de Esmirna, na Ásia Menor, é exemplo de quem viveu num contexto de perseguição e perigo de morte. Será que nós resistiríamos auma situação semelhante? Esmirna era um lugar para cristãos? A nossa sociedade é lugar para o povo de Deus? Esmirna ficava uns cinquentaquilômetros ao norte de Éfeso, na Ásia Menor, e era considerada uma das maiores populações da época, um centro, tanto cultural, como de intensa adoração ao imperador. Ali foi edificado o primeiro templo dedicado ao imperador Tibério, por volta de 23-26 d.C.


Nem todos os imperadores exigiram culto para si, mas na época em que João escreveu o Apocalipse, cerca de 96 d.C., o imperador Domiciano exigia como obrigação que, uma vez por ano, cada pessoa queimasse incenso e dissesse, diante do altar dedicado a ele, que ele era "senhor". Apóscada um fazer isso, recebia um certificado. Os verdadeiros cristãos se recusavam a tomar tal atitude, por ser um ato de infidelidade a Jesus Cristo,o único Senhor. Em Esmirna havia muitos judeus, por isso também havia sinagoga e outros templos: Apolo, Esculápio, Afrodite, Cibele e Zeus. Era uma cidade entregue a religiosidade de todos os tipos. A cidade existe até hoje com o nome de Izmir, na Turquia asiática.


Do ponto de vista puramente humano, não se podia esperar uma igreja forte e fiel naquela cidade. Os crentes estavam em constante perigo devida, com a fé abalada, tentada a sucumbir. Diante dos acontecimentos que estavam tomando lugar na vida da igreja, alguns poderiam perguntar: por que devemos ser fiéis? “Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver” (Apo 2.8); declara a eternidade de Jesus e Seu exemplo de fidelidade até a morte. Ele não foi vencido pela morte. Ele "reviveu". Os cristãos poderiam ter certeza de que Jesus estava atento a tudo o que estava acontecendo e tudo que estavam sentindo. Ele mesmo passou por tudo isso.


De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Está próximo!

Postado em 31/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva