Permaneçam na fé

Postado em 28/07/2024, Pastor Washington Luiz da Silva
“...,se é que vocês permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi pregado a todacriatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” (Colossenses 1.23)

Quem deve permanecer na fé? A resposta são aquelas pessoas que “ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis” (Cl 1.22). O salvo deve lutar pela preservação da sua reconciliação com Cristo, como um passo de fé e de obediência à Palavra restauradora recebida. Ao reconciliar-nos com Deus, Ele nos restaura a um relacionamento justo e santo, por meio de Cristo Jesus. É uma mudança transformadora no pecadorliberto com o Deus eterno, tornando-o nova criatura: “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Co 5.17).

Permanecer na fé gera disposição incomum de amor incondicional a Deus, gera uma consciência firme de repulsa ao pecado, cria um desejo de obediência que leva a vida para a direção certa. O que permanece na fé não deserta do Evangelho, não apostata, mas “permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram”. Permanecer na fé é uma característica do cristão com entendimento bíblico da sua conversão. O Espírito Santo nos chama para permanecermos na fé. Ele nos dá convicção a respeito de uma vida alicerçada e firme em Cristo. Esse é um princípio de que derivamos uma base para a nossa vivência.

Os cristãos são apresentados por Cristo a Deus, santificados, sem nenhuma condenação, sem culpa, sem mancha, sob a única condição de “permanecerem na fé”. É regra áurea permanecer, ficar, continuar na fé em Cristo, pois o caminho da retidão é o mais vantajoso. A experiência pessoal do salvo mostra o quanto o pecado foi destrutivo na sua vida, e aprendeu do estado de perfeita saúde que a retidão proporciona. Deus nos trata com essa singularidade para “que cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento [...] ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo”(Ef 4.13), a vida diária é a escola onde aprendemos o que isso significa.

De seu pastor e amigo

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Quarta experiência: Perdão

Postado em 08/12/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Arraigados e Edificados

Postado em 27/10/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Interesse pelos salvos

Postado em 15/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

A missão do cristão

Postado em 08/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Instrumentos Escolhidos

Postado em 11/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva